A maior flor do mundo

Narração/ audição de histórias no espaço da sala de aula/gabinete de apoio em articulação com a biblioteca.

Atividade inserida na Semana(s) Nacional de Leitura e no Projeto aLeR+

Sessão 1

Intervenientes: Professoras de Ensino Especial  e Professora Bibliotecária, CRTIC Coimbra

Local: Biblioteca

Pré-leitura:

• Exploração do quadro da obra e da capa do livro.
  • Visionamento da curta-metragem.

Leitura:

• Leitura da obra pela professora bibliotecária e pela professora de Educação Especial. Durante a leitura os alunos são convidados a interagir e incentivados a antecipar a sequência seguinte.

Pós-leitura:

• Conversa sobre a obra lida.
  • Expressão de opiniões com a orientação das professoras.
  • Seleção de palavras, a partir de listagem, que melhor traduzem os sentimentos e as características das personagens.
  • Registo em papel (formato de pétala) e em escrita simbólica das palavras escolhidas.

Sessão 2 e 3

Intervenientes: Professoras de Ensino Especial  e Professora Bibliotecária

Local: Biblioteca

• Reconto e escrita da história em formato PPT (a partir de ilustrações da obra).
  • Dramatização da história.
  • Gravação da dramatização em formato vídeo.

Sessão 4 e 5

Local: (Átrio da escola)

• Desenho individual da parte mais representativa da história.
  • Pintura coletiva de uma flor no átrio da escola, sendo cada aluno responsável pela pintura da palavra e do símbolo selecionados.