Todos Juntos Vamos …Conhecer a Cidade de Coimbra

Pela transversalidade que o projeto Todos Juntos Podemos Ler  proporciona, integraram-se as iniciativas que se enquadram no projeto Conhecer a Cidade... de Coimbra, lançado pela Ordem dos Arquitetos e a RBE.

Desenvolvido com um grupo de 16 alunos com necessidades educativas especiais, que frequentam a escola EB2/3 Maria Alice Gouveia, e usufruem de currículo específico individual, o Todos Juntos Vamos …Conhecer a Cidade de Coimbra assumiu-se como efetivo trabalho colaborativo no âmbito da articulação curricular.

Foram desenvolvidas, em parceria com o Mosteiro de Santa Clara a Velha/Direção Regional de Cultura do Centro e a Câmara Municipal de Coimbra, ações relacionadas com o património arquitetónico, arqueológico e áreas afins com significado histórico-cultural na cidade de Coimbra.

Objetivos:
  • Promover o conhecimento histórico de alguns monumentos e espaços urbanos da cidade de Coimbra, bem como das personagens a eles ligadas, localizando-os no tempo.
  • Conhecer factos e datas importantes para a história local.
  • Desenvolver a capacidade de leitura de elementos gráficos (mapas, planta e sinalética urbana), símbolos e expressão escrita.
  • Alertar para a problemática das acessibilidades
Estratégias:
  • Observação direta dos monumentos (visita) e espaços urbanos, permitindo uma aprendizagem alternativa, in loco.
  • Trabalho em sala de aula/outros espaços de aprendizagem no agrupamento
  • Realização de dramatizações em torno das personagens ligadas à história da cidade.
  • Recurso a fotografias, elementos escritos/gráficos, caderno de notas, jornal/ diário gráfico com informação da visita, software educativo…
Atividades:

Visita a monumentos e espaços urbanos em torno de:

• Portugal dos Pequenitos
  • Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
  • Universidade de Coimbra

Metodologia/operacionalização

Desenvolvimento da atividade global em 5 sessões, a saber:

• 1ª Sessão - Visita ao Portugal dos Pequenitos
  • 2ª Sessão -Conhecer a cidade de Coimbra através do mapa
  • 3ª Sessão -Conhecer a cidade de Coimbra através da pesquisa e observação
  • 4ª Sessão - Visita ao Mosteiro de Santa Clara a Velha – Peddy Paper
  • 5ª Sessão - Visita à Universidade de Coimbra

Para além das componentes referidas, pretendeu-se realçar o seu papel no contexto e (re)desenho urbano bem  como na problemática das acessibilidades, procurando desenvolver nos alunos competências de leitura, de reflexão, de discussão e de partilha de informação/novos conhecimentos relativos às situações vivenciadas.

Seguidamente apresenta-se um produto resultante de uma Visita à Quinta das Lágrimas, realizado em parceria com alunos estagiários do curso profissional do ITAP "Técnico multimédia".